Como usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade privada

Vai realizar o ENEM mas ainda não sabe de que formas utilizar sua nota? Essa é uma questão que está sempre no caminho de quem deseja cursar o ensino superior. É importante aplicar a sua nota de maneira certa e numa instituição condizente com seu perfil acadêmico. O seu objetivo é ingressar em uma instituição particular? Então descubra a seguir como usar a nota do ENEM para entrar em uma faculdade privada.

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma etapa essencial para quem deseja se formar em um curso de graduação. É através do seu resultado no exame que você poderá se inscrever nas universidades de sua preferência.

Se engana quem pensa que a prova do ENEM garante vagas somente no ensino público. Abaixo você pode conferir como ingressar em fundações privadas.

PROUNI

O PROUNI, Programa Universidade Para Todos, é uma plataforma online voltada para a oferta de vagas em cursos superiores do ensino particular. É através do programa que muitas pessoas conseguem bolsas parciais ou integrais para os cursos que sonham em frequentar.

A distribuição de vagas do PROUNI é semelhante a do SISU, é considerada a sua nota no ENEM. Ou seja, quanto maior for o seu desempenho, maior será a sua chance de alcançar o seu lugar em um das instituições.

O PROUNI abre inscrições periodicamente. Para se inscrever você deve acessar o site oficial, fornecer suas informações pessoais e escolher o seu curso, modalidade e universidade. Os resultados são lançados alguns dias depois.

Desconto na mensalidade

Outra forma de ingressar numa faculdade particular é aplicando a sua nota do ENEM para ganhar desconto. Mas atenção: nem todas as fundações de ensino funcionam desta forma. Em alguns casos, uma boa nota pode lhe garantir uma economia nas mensalidade, porém não é uma regra. Procure se informar em relação a faculdade que você quer ingressar.

Vestibular próprio

Não conseguiu uma nota excelente no ENEM mas ainda quer cursar uma graduação nos próximos meses? Então fique atento a esta dica! Além da inscrição do PROUNI, você pode se inscrever no vestibular 2019 da própria faculdade.

Para concorrer a vagas das instituições de ensino superior através do vestibular próprio de cada uma delas, você deve ficar de olho nas datas de realização das provas e nas taxas de inscrição. Cada universidade terá seu próprio dia de avaliação e o valor não é padrão. Acesse vestibular Unip ou o link da sua faculdade para não perder nenhum prazo e ficar por dentro de tudo!