Como usar nota do ENEM para ganhar bolsa estudantil?

Todo estudante quando começar o ensino médio deve começar a pensar no Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio é hoje a prova mais importante para medir os conhecimentos dos alunos e sua nota é usada em muitas universidades e faculdade. Também abre a oportunidade para bolsas de estudos. Saiba mais!

como-usar-nota-do-enem-para-ganhar-bolsa-estudantil-2

Como funciona o Enem?

O exame Enem é anual, com inscrições no primeiro trimestre do ano mas provas só em novembro. Após a inscrição o aluno se informa sobre o conteúdo programático mas todo ele engloba conhecimentos do ensino médio. Todos de sala de aula e por isso é importante focar em boas notas na escola também. As leituras obrigatórias (livros paradidáticos) são informadas no ano anterior para as escolas organizarem suas aulas de literatura.

como-usar-nota-do-enem-para-ganhar-bolsa-estudantil-4

A prova é de múltipla escolha. O aluno recebe um caderno de questões e deve responder e depois passar as respostas para o gabarito com caneta preta apenas do tipo esferográfica. São dois dias de prova: um de exatas e um de humanas com uma redação.

Na prova do Enem o aluno não pode:

  • levar livro de consulta
  • deixar o gabarito em branco
  • não marcar corretamente seu tipo de prova
  • não tirar nota zero em nenhuma das disciplinas
  • não tirar zero em redação

Nota zero no Enem invalida o uso da avaliação para qualquer bolsa de estudos e como vestibular. Alunos graduados ou não desde que tenham concluído o Ensino Médio podem fazer a prova todos os anos.

Como usar a nota do Enem para bolsas de estudos?

Universidades e faculdades costumam oferecer bolsas de estudos para as melhores notas do Enem. Para isso é preciso entrar no site da instituição do seu interesse e se informar como funciona o programa de bolsas de estudos gratuitas para graduação e qual a nota mínima necessária. Sabendo a nota os estudos podem ser muito mais focados e até estimulados.

como-usar-nota-do-enem-para-ganhar-bolsa-estudantil-3

O ProUni ou Programa Universidade para Todos também fornece bolsas de estudos com as notas do Enem. Contudo, os critérios são diferentes. É preciso ter as melhores notas no Enem de acordo com seu curso e instituição escolhida mas também ser baixa renda, com renda máxima familiar de três salários mínimos. Todas as vagas são para faculdades ou universidade particulares.

O aluno escolhe três cursos diferentes ou o mesmo curso em três universidades diferentes e espera ser selecionado. O cadastro é feito direto no site do ProUni clicando aqui. Caso não tenha conseguido uma vaga é só tentar o próximo ano sem problemas.

Critérios para conseguir bolsas de estudos com a nota do Enem

Os pré requisitos exigidos pelo ProUni são não ter nota zero em redação e tão pouco inferior a 450 nos conhecimentos gerais. Já nas demais instituições cada uma possui um método de nota mínima e máxima, vale ler com atenção para não ser desclassificado.

Infelizmente não é possível escolher o ano da nota a ser usada caso tenha feito mais a uma prova. Vale a última nota do Enem e sempre superior a 2010. Algumas universidades só aceitam notas de anos superiores a 2014.