Não passei no Prouni, posso tentar no ano seguinte?

A maioria dos programas promovidos pelo Governo Federal, com administração do Ministério da Educação (MEC), objetivam a inserção de jovens e adultos no ensino superior. E o Prouni é um bom exemplo. O programa utiliza como forma de selecionar os candidatos, a nota conquistada no ENEM. Aqueles que se destacarem ganham bolsas de estudos parciais ou integrais em instituições particulares.

Como funciona o Prouni?

O Programa Universidade para Todos (Prouni), é gerenciado pelo MEC. O seu objetivo principal é conceder bolsas de estudos integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas.

A seleção dos candidatos é feita por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aplicado anualmente. Para os interessados no Prouni 2019, por exemplo, a prova deve ter sido realizada no ano anterior.

Além disso, o programa caminha em conjunto com outros programas de incentivo estudantil. Como o Financiamento Estudantil (FIES), que financia o curso privado e possibilita o pagamento após a conclusão. O estudante pode ser beneficiado com uma bolsa parcial do Prouni e financiar o restante do valor do curso.

Desde a sua criação já foram quase dois milhões de beneficiados, sendo 70% com o recebimento de bolsas de estudo integral.

Inscrição Prouni

A inscrição no Prouni acontece duas vezes ao ano, e o cadastro é feito via internet sempre no início do semestre letivo. Para a primeira parte do ano, o número de inscritos é sempre maior. Mas, aqueles que não conseguiram uma chance durante esse período podem tentar o Prouni segundo semestre.

Não há limite de inscrição, desde que o candidato preencha aos requisitos:

  • Realizar o Enem no ano anterior, e ter pontuado mais de 450 pontos na prova objetiva e mais de 0 na redação;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou em escola particular como bolsista integral;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Professor da rede pública de ensino.

Resultados do Prouni

Depois que realizou a sua inscrição via internet, o resultado do Prouni é disponibilizado na site do MEC e diretamente na unidade de ensino escolhida.

Os candidatos devem conferir a lista de convocação dentro do prazo estabelecido. Desde a divulgação dos resultados ao comparecimento na instituição para matrícula. O descumprimento dos processos dentro do calendário estipulado, implica na eliminação do candidato.

Quem não foi selecionado na primeira chamada deve aguardar as classificações seguintes, ou se inscrever para o semestre seguinte. Outra alternativa é fazer o Enem novamente e tentar uma vaga no ano seguinte.