Vale a pena comprar moto com IPVA atrasado?

Muitas vezes os donos de veículos não estão preparados para o valor do IPVA e acabam não realizando o pagamento do imposto obrigatório. Como a pendência impede que o motorista realize o licenciamento do carro e não possa mais circular regularmente, estando assim sujeito a cobrança de multas, o proprietário que se vê diante de tantas dívidas acaba preferindo vender o seu bem.

Mas para quem quer adquirir este bem visando o baixo custo do mesmo, fica a dúvida: vale a pena, por exemplo, comprar moto com IPVA atrasado? Continue lendo e descubra:

Existem várias facilidades que a motocicleta proporciona para o seu dono, como por exemplo, a fácil condução e locomoção pelas vias da cidade, o baixo custo de combustível e o custo da própria moto. Está pensando em adquirir uma moto usada? Saiba que você deve estar atento a alguns fatores!

Vale a pena comprar moto com o IPVA atrasado?

No geral, depende de cada situação. Pode valer a pena sim, mas nem sempre vai ser a melhor opção. Como mencionamos, o IPVA é um imposto de pagamento obrigatório para todo proprietário de veículos e não quitar a taxa pode gerar várias consequências. Uma das primeiras coisas que você deve estar atento é ao valor deste imposto de acordo com o estado que você reside.

O valor do IPVA de quem mora em São Paulo pode ser diferente do de quem mora na Bahia, por exemplo. Por isso é preciso prestar atenção nesta variação. Quem mora em SP e ainda não está ciente do valor de sua região, deve conferir o boleto do IPVA SP 2019. Verifique o boleto do seu estado!

É bom enfatizar também que a transferência de documentos da moto só pode ocorrer quando todas as pendências com o DETRAN estiverem quitadas, ou seja, o veículo ainda estará no nome do antigo dono mesmo que você pague ao mesmo. Circulando com a moto nestas condições, você corre o risco de ter o bem apreendido pela fiscalização.

Por isso, só irá valer a pena se o dono quitar o débito com o DETRAN em pouco tempo, já que o custo do reboque e da diária do depósito será também de responsabilidade do dono.

É possível parcelar o valor atrasado?

Sim, é possível parcelar IPVA atrasado! Você deve acessar o site do Detran ou da Secretária da Fazenda do seu Estado e preencher as suas informações e as do seu carro para visualizar as pendências. Depois é só emitir uma nova guia de pagamento com o valor corrigido pelos juros do atraso e pagar em uma agência bancária ou da forma que preferir.

Você pode fazer um acordo com o antigo dono. No geral, o que vai definir se vale a pena ou não comprar uma moto com o IPVA atrasado é o combinado entre você e o dono do veículo.